2007-08-15

O tempo passa, as estações mudam. Mas o blog...

Este, provavelmente, não é o blog mais desatualizado do mundo. Mas certamente é um forte concorrente nessa categoria. Afinal, a última atualização foi em Fevereiro de 2007. Acho que eu não sou muito do tipo que fica escrevendo toda semana pro blog, mas mesmo assim vou continuar com minhas atualizações aperiódicas. É útil quando a gente quer mandar a mesma mensagem pra várias pessoas ao mesmo tempo. Como de costume (se é que se pode chamar de costume algo que se faz quase que só duas vezes por ano) vou tentar colocar em dia as novidades desde o último post e, quando cansar, encerro e continuo o que ficou faltando no próximo.

Ume Matsuri

Provavelmente, o desbrochar das flores de cerejeira, sakura, é a época do ano mais famosa e esperada do Japão, mas um pouco antes das sakuras, as flores de ume desabrocham e também são muito bonitas. No monte Tsukuba (Tsukuba-san) há um bosque de árvores de ume e todo ano eles realizam um matsuri (festival) na época da florada. (Off-topic: Acho que é a primeira vez na vida que eu uso a palavra bosque pra descrever uma situação real.)

No começo de Março eu, Maruko (Marcos Neves), Adriana, Geni e Jorge fomos ao ume matsuri. Estava muito bonito.



Depois de passearmos pelo bosque de ume e pelo Tsukuba-san, que tem um mirante de onde é possível ver o monte Fuji (Fuji-san) (se o tempo estiver muito, mas muito bom mesmo) nó fomos até uma churrascaria brasileira que fica, quase, no caminho entre Tsukuba e o monte Tsukuba. É a churrascaria primavera. Não é a melhor churrascaria em que eu já fui, mas só de ser churrascaria no Japão já está bom demais.



Aikido no haru-gasshuku

(Ou "'Training camp' de primavera". Eu não conheço um termo em português pra dizer 'training camp' de modo adequado.)

A primavera demorou um pouco pra "pegar" este ano. Em pleno março, o clima ainda estava bem frio. Mas sem choro nem vela, lá fomos nós pro gasshuku (o tal 'training camp'). São 4 dias (na verdade 2 dias e duas metades, o que daria 3 dias corridos) de treinamento intensivo. A gente chega no local no sábado, meio-dia; treina 4 horas à tarde, e uma 1 à noite; treina os dois dias seguintes 3 horas pela manhã, mais 4 horas à tarde e 1 hora à noite, e no último dia "apenas" as 3 horas pela manhã. No ano passado, 2006, e não estava aguentando ficar em pé depois do segundo dia. Este ano eu aguentei os quatro dias sem chiar. Isso mesmo depois de ter ficado mais de 6 meses parado no final do ano passado e janeiro deste ano.



Eu também gostei mais do treino deste ano do que do treino do ano passado. Este ano nós treinamos técnicas mais voltadas para aplicação. Não que eu ache técnicas básicas inúteis, mas a gente já treina isso todos dia. É bom ver no gasshuku algo diferente. E também foi bom terem incorporado alguns treinos de shiai (luta) a cada hora e meia mais ou menos. Então dava pra descontrair mais.

Também foi legal porque este ano (2007) tinha mais uma aluna estrangeira, a Raquel (Raquel Tsukuada, brasileira). Além de ser bom ter alguém com quem conversar sem ter que fazer o esforço mental que é (tentar) falar Japnonês, a Raquel é uma pessoa muito alegre. E uma das poucas meninas do cluble de Aikido com quem dava pra treinar sem ficar com medo que ela fosse "quebrar" (a outra é a Takeuti-san), a maioria das japinhas parece tão fraquinhas que eu fico com medo de treinar algumas das técnicas.

Claro que não podia faltar a confraternização e era a parte extra do gasshuku. Depois do treinamento da noite o pessoal tomava banho e todo mundo se reunia no refeitório pra um nomikai (literalmente "reunião pra beber") onde a gente tomava umas cervejas e comia uns snacks. E olha que tinha gente que bebia até cair mesmo. Mas no dia seguinte tava todo mundo no treino. Ou seja, pode beber, mas nada de usar isso como desculpa pra não treinar. Nas primeiras duas notes os senseis estavam lá e eu me sinti mais à vontade no nomikai. Pois é, eu já estou mais próximo da idade do meu sensei do que dos outros alunos. Fazer o que? O tempo passa.

Aikido Oikon

O oikon, até onde eu entendi, é uma comemoração em homenagem ao pessoal do club que se formou. Pode ser graduação ou pós-graduação. Eu não me lembro de ter havido oikon em 2006. Talvez ninguém tenha se formado ano passado. Este ano estavam se formando Sakkon-san, Teddy-san (Indonésia), Kawamo-san e Raquel-san. O Kawamo e a Raquel estavam terminando mestrao. O Sakkon e o Teddy estavam terminando graduação. Esses últimos dois vão continuar por aqui fazendo mestrado e vão ter outro oikon em 2009, junto comigo (se eu conseguir terminar o doutorado...).


Eu, Sakkon-san e Teddy-san. Ao fundo, entre Sakkon-san e Teddy-san, dá pra ver o Kawamo-san.

Sotsugyo-shiki e Despedidas

Bom, aí é final de Março, ou seja, formaturas (Shotsugyo-shiki) e despedidas. Este ano muita gente foi embora: Renato Orozco, Marcos Antônio, Raquel, Marcia e Andiara. É legal ver o pessoal se formando, mas ao mesmo tempo é meio triste ver colegas com quem você conviveu por 2 anos indo embora.

Andiara, eu e Raquel na cerimônia de formatura.

まとめ

Bom, já escrevi pra caramba por hoje. Vou ficar por aqui e depois, se tiver tempo, paciência e inspiração escrevo mais.


P.S. Postei com a data de 25 de Agosto, que foi a data em que eu deveria ter postado mesmo. Mas, como não poderia deixar de ser, acabei demorando alguns meses para fechar o post.

Nenhum comentário: