2006-05-08

Golden Week

Como vocês devem saber, ou não, no Japão há uma semana no começo de Maio em que há três feriados seguidos. Eles chamam essa semana de "Golden Week", e o pessoal aproveita pra viajar. É uma semana muito esperada por todo mundo. Mais ou menos como o carnaval no Brasil, mas sem a musica e o pessoal dançando. Tanto no ano passado quanto este ano eu optei por não viajar. Apesar de ser uma semana de feriado, eu continuo com as tarefas pra apresentar após a GW, o que torna viajar um peso na consciência. Eu até tinha planejado ir para Akihabara no Sábado ou Domingo, mas acabou não dando. De qualquer modo, não dá pra dizer que não fiz nada na GW. Teve algumas atividades promovidas pela universidade e também teve um passeio que o pessoal que ficou por aqui (tipo eu) organizou.


Grupo de musica tradicional japonesa. O principal instrumento é o shamisen, uma espécie de viola de três cordas.


No Domingo anterior à GW a Raffaele (bolsista de Cultura Japonesa, chegou em Outubro) mandou um e-mail avisando que o clube de taiko do qual ela faz parte iria fazer uma apresentação à 14:20h. Eu cheguei no local quase as 15:00h. Claro que o clube dela já tinha se apresentado, as coisas no Japão costumam acontecer na hora marcada. Mesmo assim, eu assisti os outros clubes que se apresentaram depois do dela: um clube de shamisen, que é um instrumento tradicional japonês e um outro clube que misturava rock, musica clássica e taiko -- na verdade eu acho que não era um clube, mas membros de 3 clubes diferentes que fizeram um show especial. Eu achei que shamisen fosse uma coisa muito sem graça, mas a apresentação foi muito divertida e eu até gostei das musicas. A outra apresentação foi uma coisa realmente eclética. O pessoal do taiko tocando junto com uma bateria ficou algo realmente novo. E olha que até ficou bom.


Peça de teatro amador, dos alunos de artes. Eu quase entendi do que eles estavam falando.

Teatro de sombras. Bem tosco e com desenhos bem malfeitinhos, mas estava muito divertido.


Na Terça-feira fui assistir a apresentação de um grupo de teatro amador no auditório da biblioteca pública de Tsukuba. O grupo era formado por alunos do departamento de artes. Parece que todo ano os alunos organizam uma mostra com várias atividades. A apresentação dos clubes de música também fez parte desta mostra. Foi bem amador mesmo, mas foi muito divertido. Principalmente a parte do teatro de sombras. Houve peças para adultos e para crianças. Aliás isso é muito legal aqui, no final de semana a biblioteca pública abre e sempre tem crianças com os pais vendo livros e/ou fitas na biblioteca. Ela está sempre cheia.


Apresentação de dança Flamenca. Grupo composto por senhoras e meninas.


Na quarta feira teve um evento chamado "Flamenco Festival", com várias turmas de dança Flamenca se apresentando. A Lina (aluna de pós-doc) pratica Flamenco a algum tempo, ao que parece, e enviou um convite para a lista. O evento durou umas 5 horas, mas foi dividido em quatro atos. Nós (brasileiros) aparecemos só no último ato, que era no qual a Lina se apresentou. As danças estavam bem ensaiadas, foi legal ver grupos de senhoras já de idade dançando junto com crianças, mas verdade seja dita: elas não tem a ginga latina. Fica bonito, mas fica meio mecânico.

O resto da GW foi em casa mesmo, sem grandes novidades até sábado quando uns poucos animados resolveram ir à praia. O Maruko (Marcos Neves) tem carro e enviou um e-mail convidando. Apenas mais quatro se interessaram, não sei por que tão pouca gente, afinal, depois do inverno o que eu mais queria era ver um pouco de sol. Fomos para a praia de Otake, a mesma onde acampamos no verão do ano passado. Saimos lá pelas 09:00h, devidamente carregados com lanchinho e bebidas. Eu preparei uns sanduíches, a Adriana também. O Maruko levou refrigerantes e o restante do pessoal levou snacks. O dia estava muito gostoso, mas a água ainda está gelada. Mais perto do verão ela esquenta um pouco, mas sempre continua parecendo as praias do Espírito Santo, com água fria. Segundo os mais entendidos, água quente mesmo só em Okinawa.

Barraca armada (no bom sentido), caixas de isopor e lona no lugar. Tudo pronto para aproveitar o dia na praia.


Eu fazendo pose pra foto, com a onde quebrando ao fundo. Ficou bonito, mas claro que o cenário ajuda.


Não é praia de areias brancas e águas azuis. Mas é praia e foi um dia muito agradável. Como não estava com coragem de entrar naquela água gelada como a Juliana e o Maruko, fiquei andando na praia. Lá pelas 17:00h o sol sumiu e por enquanto a temperatura ainda cai muito quando o sol some. Aí, nós seguimos o exemplo do sol e viemos embora também.

Domingo foi dia de ficar escrevendo redação em japonês. Fica parecendo aquelas redações de criancinha da 2ª série: "Ontem eu fui à praia, foi muito divertido...", mas aos poucos está melhorando.

Nenhum comentário: