2006-04-25

Fim de semana

Não é sempre, mas as vezes eu tenho uns ataques de solidão e me sinto meio "blue", meio deprimido. Esse final de semana foi assim. Parecia que nada estava no lugar. Talvez não esteja mesmo, ou talvez, tudo esteja no lugar e eu é que estou no lugar errado. Bom, quando estou nesse estado "blue" eu fico mais filósofo do que de costume. Desta última vez fiquei pensando sobre a futilidade de tentar se preparar para o futuro se nós nunca sabemos como ele será. Quero dizer, como estar preparado para algo que você não sabe o que é? Me lembrei do provérbio inglês: "Hope for the best, but prepare for the worst."

Bom, no meio da tarde resolvi fazer alguma coisa pra não piorar o estado deprê. Me lembrei que neste final de semana ia estrear um filme que eu estava querendo assistir "V for Vendetta", baseado na mini-série de Alan Moore, de quem eu sou fan desde que li Watchmen (nos idos dos anos 80). Mandei um e-mail para a maling-list do celular para ver se alguém mais queria ir ao cinema e... ninguém. Assim, peguei a minha byke la pelas 20:30h e pedalei 50min. sozinho até o cinema. Assisti a seção das 21:40h. Pelo menos não choveu e estava uma noite bastante agradável. O filme foi bastante bom, mas não faz justiça à obra de Moore. A narrativa do filme é muito mais direcionada do que a dos quadrinhos. Na obra de Moore o caráter de "V" é muito mais ambíguo, deixando ao leitor julgar se ele é herói ou vilão, genial ou psicótico. Mesmo assim, o filme ficou até melhor do que eu estava esperando.


As quase duas horas de bicicleta (ida e volta) e as 02:15h de filme me fizeram muito bem. Quando cheguei em casa só queria saber de beber uma cerveja e dormir.

No domingo lavei roupa pela manhã, almocei e fui para a demonstração de Aikido. Parece que é comum os clubes de artes marciais fazerem demonstrações no começo do ano letivo para os novos alunos saberem o que é cada clube. Vai ter uma demonstração de vários clubes hoje (terça-feira, 2006.04.25) e a do clube de Shodokan Aikido (Aikidou de competição, que eu participo) foi no domingo. Não sei porque foi separada da dos outros clubes. O Kyougi Aikidou (nome do clube de Aikido de competição) não tem muitos membros e também não foi muita gente ver a demonstração. Acho que vão entrar uns 5 ou 6 alunos novos. Mas ainda assim é o que tem mais estrangeiros. Sem contar os dois latinos que entraram no fim do ano passado, mas sumiram nas férias, são 5 e talvez entrem mais 1 ou 2. Isso em um clube de 20 pessoas. No outro clube de Aikido (outro estilo) são quase 50 membros e só um estrangeiro.

Bem, a demonstração não foi muito no estilo "show" não. Foi mais o que nós fazemos na aulas mesmo, só que um pouco mais bonitinho. Tem demonstração das técnicas, de esquiva, de shiai, etc. O shiai até que foi bacana, porque foi um shiai pra valer, mas sem compromisso de ter que ganhar, então o pessoal esta se soltando mais, sem medo de tomar um contra-ataque. O que alias aconteceu, mas foi legal porque deu para os alunos novos verem várias técnicas aplicada em uma luta de verdade, o que não é muito comum em uma luta de campeonato porque todo mundo fica "na retranca" com medo de abrir a guarda e tomar um golpe.

Eu demonstrei o "jyu-nana hon", o conjunto de 17 técnicas básicas.

Depois do "enbukai" (demonstração) todo mundo foi para um restaurante. Eu não estava a fim de ir. Primeiro porque não estava no clima para confraternização, segundo porque iria sair meio caro (\2,900) e eu estou com pouca grana nesse final de mês (paguei a mobilia da casa no final do mês passado e a bolsa deste mês não saiu ainda). Mas depois do cara que tava organizando, o capitão do clube e o sensei virem me chamar, achei que ficava meio mal não ir. No final até que foi bom. O jantar saiu caro mas era "tabehoudai" e "nomihoudai", ou seja, comida e bebida à vontade, durante duas horas. Além disso eu sentei perto do Kawamatsu-san (3º dan de outro estilo de Aikido), ele fala um pouco de inglês e quando o Nihongo falha ele tenta explicar em inglês.

Restaurante de "okonomiyaki" que é basicamente "qualquer-coisa-com-farinha-e-ovo-na-chapa". Mas é gostoso.

Claro que todo mundo perguntou porque é que eu sumi no último mês. Expliquei que estava muito ocupado no laboratório. O sensei disse que entende, mas que se eu continuar sumido assim, talvez não consiga fazer o exame para 1º dan ainda este ano, como eu estava planejando. Bom vamos ver...

Nenhum comentário: