2006-02-01

News from Japan #02

Este post é uma cópia da segunda mensagem que enviei para os parentes e amigos no Brasil. Enviei essa mensagem quando estava no Japão a dois meses, ou seja, no início de Junho de 2005. Olhando agora, em retrospecto, acho que deveria ter escrito mais. Os primeiro dois meses pareceram tão intensos, parece que tanta coisa aconteceu, mas também parece que passou tão rápido.

O mais indicado é rolar a página para baixo e ler a mensagem #01 primeiro, eu acho. Mas talvez não, ha sei lá. Se alguém estiver lendo já ta bom. Até.


News from Japan #02

Olá pessoal.

Ontem fez dois meses que eu cheguei aqui. Vou tentar manter a taxa de transmissão em pelo menos uma mensagem por mês. Sei que o ideal seria mais.

Na verdade não mudou muita coisa desde a última mensagem que escrevi. Continuo com as aulas de Nihongo (lingua japonesa) todos os dias de 08:40h as 15:00; tenho seminários no meu laboratório (kenkyushitsu) toda quinta-feira de 16:30 ate as 18:00; continuo vendo 2 lições de kanji (20 a 25 kanjis) toda semana; e continuo falando feito um retardado: “Hann... watashi... wa... kono TENISU... wo... kaitai... desu.” -- quase 30s para montar uma frase de 7 palavras, seguido de um ar de “que e que esse sujeito falou?” na cara do vendedor. Para melhorar ainda mais a situação, fui informado que terei que fazer o exame do TOEFL novamente porque o meu espirou. Agendei o exame para 02/jul, em Tokyo. Não vai dar para estudar, vou fazer na cara e na coragem. Vamos ver o que e que vai dar.

Uma coisa muito interessante, que eu ainda não entendo direito, e que todos os alunos da minha sala são unânimes em dizer que ter que aprender 2000 a 3000 símbolos (kanjis) para poder ler e coisa de doido; MAS todos também são unânimes em dizer que Kanji é a parte do curso de que mais gostam e a que acham mais interessantes. Eu inclusive. É meio paradoxal, né? Entretanto, realmente é a parte que eu acho mais legal, dá para ficar horas praticando os kanjis. Alias, na quarta-feira da semana passada tivemos uma aula extra, de shodo (caligrafia), e foi muito divertido. Ficar “desenhando” os kanjis com o pincel (que se chama “fude” em japonês) e extremamente relaxante. É quase como meditar.

Finalmente o frio deu uma trégua. Se bem que depois que eu comprei outro suéter eu não estava achando muito ruim, não. Pelo menos dava para andar de bicicleta o dia inteiro sem suar muito. (Eu SEMPRE suo muito.) A última semana fez um tempo bem agradável, e em alguns dias teve ate sol. Os professores e sempais estão avisando que Junho é mês de chuva, e que costuma chover quase todos os dias. Em um lugar onde o principal meio de transporte é a bicicleta essa informação é um pouco preocupante, mas já avisaram que tem capas de chuva nas lojas de¥100 ; e eu estou treinando andar de bicicleta segurando o guarda-chuva. Enquanto eu estiver sozinho a bicicleta me atende muito bem; depois acho melhor comprar um carro.

Ontem tivemos prova de gramática sobre a primeira metade do Volume 2 (lições 9 a 12), e o “Check Time” da lição 12. Hoje tivemos os testes de “listening” e escrita. Esta semana não estava muito bem por isso o resultado dos testes não deve ser muito bom. Na verdade o resultado do “Check Time” e da prova de gramática já saiu. No “Check Time” a minha média costumava ser “A”, no de ontem foi “B-” (pra ficar reprovado precisa tirar “D”). Nos dois testes de gramática do Volume 1, a minha média foi 90%; no teste de ontem caiu para 81%. Para quem esta achando que e bom, quero lembrar que estou na “Kurasu D” (Class D). A minha nota foi a PIOR! O penúltimo “colocado” acertou 92% do teste. Ou seja, eu sou o mané que senta no fundo da sala e nunca entende o que o professor fala (nesse caso, literalmente). Só não me sinto pior porque quando converso com o pessoal das turmas A e B, no intervalo das aulas, vejo que tem gente pior do que eu (que consolo hein...).

Amanhã teremos uma visita ao centro histórico de Tokyo. Vou tentar tirar o máximo de fotos possível e depois atualizo o álbum. Sairemos as 07:30h de Tsukuba e passaremos o dia todo em Tokyo. Devemos estar de volta as 17:45h. Todos os alunos do curso intensivo irão, juntamente com os professores encarregados de cada uma das 3 turmas. Promete ser um passeio bem interessante.

No mais, consegui perder uns quilos (deve ser a bicicleta); estou um pouco mais enturmado com os sempais, o que e bom porque eles são gente muito boa; agora que minha unha nasceu de novo vou tentar, mais uma vez, treinar Aikido (duas ou três vezes por semana; não vai dar para ir todo dia); tem muito latino aqui, de modo que além de japonês estou aprendendo algumas palavras de espanhol também (a propósito, NUNCA diga a uma moça de origem latina algo como “Desculpe por PISAR em você.” ela não vai gostar!); descobri que fazer ovo assado funciona; descobri que em São Paulo e no Sul eles colocam vinho no quentão.

Espero que tenha dado para perceber pelo tom da mensagem que o desespero inicial passou. Acho que, entre outras coisas, porque já consigo me comunicar (precariamente) com as pessoas e resolver as atividades básicas do dia-a-dia com alguma autonomia. No domingo já consegui ate pedir informações de como chegar numa lanchonete. E mais importante ainda: Eu entendi a resposta! Tudo bem que o cara foi gente boa e falou devagar, mas EU ENTENDI! Outro ponto importante e que o povo japonês e muito educado e atencioso. Até agora, mesmo sem saber me comunicar direito, nunca fui tratado de modo rude. Isso tem ajudado bastante.

Bem, por hora e só pessoal.

Abraços,

Jefferson.

Nenhum comentário: