2006-04-09

Nyugaku-shiki

Muito bem! Desde sexta-feira, 07 de Abril de 2006, eu sou oficialmente aluno de doutorado do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Tsukuba. Bonito, né?

Na sexta-feira à tarde tivemos o nyugaku-shiki, que ao pé da letra é algo como "cerimônica dos novos alunos". É um evento importante, ao que parece, pois todos os diretores de centros e departamentos estavam lá, e o reitor da universidade também. Teve orquestra e coral. Eu estava muito feliz de finalmente ser "full-student" como eles dizem por aqui.

Eu, Aline, Miwa e Ricardo. Os quatro do Mombusho que chegaram em Abril de 2005. Um ano de Japão e, finalmente, como alunos oficiais.


O auditório da cerimônia. Coral, orquestra e a "diretoria" da universidade.

Depois da cerimônia houve uma orientação para os novos alunos em seus respectivos centros e/ou departamentos. Evidentemente, como a maioria dos alunos é do Japão mesmo a orientação foi em Japonês e serviu para uma só coisa: me mostrar que eu ainda não falo essa língua. Não entendi quase nada do que foi falado.

Ah, quase ia me esquecendo. Na sexta-feira também acharam mais um brasileiro "perdido" em Tsukuba. O João Felipe. Ele não estava na lista de alunos estrangêiros porque ele não é bem um aluno estrangeiro. Ele mora no Japão desde os 13 anos e fez vestibular normal, junto com os Japas. E passou em Tsukuba! Que é para onde vem os CDF's. O cara não deve ser muito ruim não. Fomos jantar com ele para dar as boas vindas.

Boas vindas do João ao grupo. O João é o cara da foto que não sou eu.

Nenhum comentário: